O curso de Informática Biomédica engloba áreas bem distintas, que é a ciência da computação e as ciências médicas, e é considerada ainda ora uma subárea da medicina que abrange ainda os conceitos da área das exatas, ora uma subárea da computação que se especializou nas demandas da área da saúde. O profissional, denominado de Informata Biomédico, após conclusão de sua graduação, se torna capaz de criar softwares que aperfeiçoam os trabalhos em centros de saúde, criar e aperfeiçoar equipamentos para a realização de exames clínicos, desenvolver programas para armazenamento de dados de pacientes, atuar ainda na implantação de sistemas digitais de imagens radiológicas e também no auxílio dos estudos da biotecnologia.
O mercado de trabalho precisa de um profissional que tenha uma formação na área da computação, mas que seja capaz de fazer uma ponte com médicos e biólogos, principalmente na questão de vocabulário específico, e também para entender os problemas e a gestão dentro dos hospitais. Porém, ainda é uma área que está em constante expansão, devido ao grande desenvolvimento tecnológico mundial, e como é uma área relativamente nova, em muitos países o seu potencial ainda é muito pouco explorado e com atuação ainda muito incipiente. Por isso, apesar do elevado potencial aplicativo, na maior parte das vezes o exercício desse profissional ainda ocorre em institutos de ensino e pesquisa.
O curso é composto de matérias que vão desde simples algoritmos de análise sequencial, passando por sistemas utilizados na pesquisa, ensino e extensão, com auxílio de técnicas de inteligência artificial, redes neurais artificiais, reconhecimento de padrões, predição e simulação até visualização 3D de processos biológicos, como enovelamento de proteínas, fases da reprodução celular ou mesmo planejamento cirúrgico, que inclui a anatomia.
Dessa forma, é necessário que as pessoas se informem e procurem se interessar cada vez mais na área da Informática Biomédica, porque ela traduz o futuro da nossa humanidade, e os recursos que irão nos ajudar, de maneira mais eficaz, no saneamento dos nossos principais problemas relacionado à área da saúde.
Por Rafaela Barbirato, Graduanda do Curso de Informática Biomédica da Universidade Federal do Paraná
Muito boa a explicação.
ResponderExcluirEspero que continuem assim.
Parabéns pela organização de vcs de fazerem um blog logo no início do curso, caros colegas de CI241 :D
ResponderExcluirQuando se está num curso novo o trabalho pode acabar sendo dobrado no começo, com isso de se organizar e vcs parecem estar começando empolgados, isso é ótimo!
De qqr forma, gostei de saber que o nome do profissional é informata biomédico, tinha ficado curiosa a respeito, eu pensei que era informático biomédico, hahaha
Boa sorte com tudo!
Eu estou torcendo mto pelo nosso curso...
ResponderExcluirEspero realmente que nosso curso seja essa integração tão esperada entre duas grandes áreas do conhecimento (exatas e biológica). Também espero , como profissional da área de saúde a algum tempo, que meus futuros colegas sejam absorvidos pelo mercado de trabalho prontamente após a esperada colação de grau. Posso dizer com alguma experiência que o mercado, o qual espera vocês, está ancioso por profissionais que realmente liguem e entendam as duas grandes áreas de conhecimento. Espero que não seja um novo curso de ciência da computação e sim um curso da tecnologia biológica.
ResponderExcluirNão seja esquecido a bioquímica, a genética (molecular e básica), patologia básica, microbiologia básica, imunologia, etc...Entender também a fundo todos esses campos é fundamental para que a coumunicação entre os demais profissionais que se cruzam neste caminho seja complementar e enriquecedora. Não sejamos somente programadores, mas programadores imunologistas, microbiologistas, bioquímicos, geneticistas, epidemiologistas....
Será realmente de grande valia termos em nossos laboratórios, centros médicos e de pesquisa, profissionais híbridos.
Algum dia espero reencontrar um colega de graduação da Informática biomédica e trocar uma idéia sobre biologia molecular e as novas ferramentas disponíveis (programações novas)da área, ou mesmo trocar uma idéia da análise de (diversos e inúmeros) dados clínicos que possam ajudar futuramente o tratamento ou mesmo cura de milhares de paciente.
Sorte e conhecimento a todos.
Márcia
Parabéns pelo curso. Boa sorte para vocês! Esta nova versão do blog ficou ótima!
ResponderExcluirParabéns pelo curso! Boa sorte para vocês! Esta última versão do blog ficou ótima!
ResponderExcluirSou médico e tenho interesse na área de Informática Biomédica. Se precisarem de alguma informação médica para o desenvolvimento de projetos etc, podem contar comigo.
dr.magc@terra.com.br